PERGUNTAS FREQUENTES
 
29/05/2019
Cachorro com febre


Assim como nós, humanos, ficamos doentes, os cachorros também passam por essa situação ruim. Existem muitas causas que podem levar o cãozinho a adoecer, por isso os tutores devem estar sempre atentos aos sinais. Um problema bem estressante para os bichinhos seria a febre. Ela é causada pela reação do organismo a algum mal que está afetando a saúde dos peludos. Mas como saber se o cachorro está, realmente, com febre? Aqui nesse texto você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

 

Atenção aos sinais

 

Assim como ocorre com qualquer animal (incluindo os seres humanos), os cachorros emitem alguns sinais para mostrar que algo não anda bem com a sua saúde. No caso da febre, existem alguns sintomas que os tutores podem observar para desconfiar de que o corpo do bichinho está com alta temperatura.

 

Entre eles estão:

• Apatia, desânimo, sonolência;

• Falta de apetite;

• Tremores;

• Vômitos;

• Diarreia;

• Sede excessiva.

Dá também para perceber a febre caso o focinho esteja quente e seco, já que costuma ser gelado e úmido quando o cão está saudável. Mas esse pode ser sintoma de outras doenças também, não se limitando à febre.

 

Temperatura mais alta

 

Entre os humanos, a temperatura corporal normal costuma variar entre 36ºC e 37ºC. Porém, os cachorros possuem temperatura corporal normal mais elevada: varia entre 37,5ºC e 39,3ºC.

Qualquer variação acima desses valores já indica um estado febril. Por isso, um médico veterinário deve ser procurado imediatamente, para que possa identificar o que está causando a febre.

Para medir a temperatura do cachorro, é preciso inserir o termômetro, que pode ser o comum mesmo, diretamente no ânus. É uma situação desconfortável, que deve ser feita com paciência e com carinho.

 

O termômetro deve ser agitado até atingir 35ºC e, para fazer a inserção, é bom passar um pouco de lubrificante. Somente coloque um terço do termômetro no local, apenas para que a haste encoste na parede do reto. Assim já será possível saber a temperatura do cachorro.

 

Existem termômetros específicos para cães, que medem a temperatura pela orelha. São mais confortáveis, porém são bem mais caros que os comuns. Fica a critério do tutor. O principal a se lembrar quando o cãozinho está com febre é que isso mostra que algo não anda bem no seu organismo. Por isso, a ajuda profissional é sempre indicada!

 

Fonte: Geração Pet (clique e veja a matéria)

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato