NOTÃCIAS
 
26/01/2018
Prefeitura de Araraquara confirma quatro casos de LV em pets

 

Quatro casos de leishmaniose visceral (LV) em animais foram confirmados em Araraquara (SP), no dia 11 de janeiro. A prefeitura diz que todos os casos registrados são importados, ou seja, foram contraídos fora da cidade. Além do homem, roedores e cães também são hospedeiros dos protozoários causadores da doença. Quando um mosquito palha pica um cachorro portador de leishmaniose, por exemplo, ele pode transmitir a doença ao homem.

 

A Gerência de Controle de Vetores da cidade instalou dez armadilhas em vários bairros para a captura de insetos com o objetivo de verificar se há, no município, e em que quantidade, a presença do mosquito palha, também conhecido como birigui, cangalhinha, bererê, asa-branca ou asa-dura, transmissor da doença.

 

O trabalho deverá levar dois meses, segundo a Prefeitura. As amostras que serão analisadas pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e, a partir dos resultados, serão traçadas estratégias de combate ao mosquito, caso seja necessário.

 

Doença

 

A LV é caracterizada, principalmente, por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, além de perda de peso acentuada. Já a Leishmaniose tegumentar (LT) provoca feridas (úlceras) na pele e mucosas, difíceis de cicatrizar. As doenças são causadas por protozoários e transmitidas pelas fêmeas do mosquito.

 

A reportagem de capa deste mês da C&G VF traz os temas mais debatidos e que, muitas vezes, ainda geram dúvidas nos tutores e, ainda, em alguns profissionais. Confira aqui.

 

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD
http://www.caesegatos.com.br/prefeitura-de-araraquara-sp-confirma-quatro-casos-de-lv-em-pets

 
 
 
R. Dona Luísa de Gusmão, 1.753 | Vila Nogueira | Campinas/SP | Tel.: (55.19) 3207.2077 | CEP 13088-028
Biopet, desde 2013. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Criado por DRW Integrada
 
Produtos
Institucional
 
Mundo Pet
Contato